quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Montanhismo e Escalada x Competência x Limites

Por : Marcio Hoepers
Depois de muito ler e muito ouvir, escrevo sobre um assunto complexo e que pode ter várias interpretações dos mais diversos pontos de vista.
Começo perguntando: o que é realmente competência? Que segundo o dicionário Aurélio é: A Capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto: recorrer à competência de um especialista. Na minha concepção, no caso do montanhista/escalador seria fazer melhor o que os outros fazem ou tentam fazer bem.
Muito se fala por alguns praticantes na questão de puxar limites, mas puxar limites passa pela competência para fazê-lo de maneira inovadora, o que teria de espetacular em fazer algo que todos fazem??
Puxar limites seria ousar, fazer algo realmente inovador, testar os limites pessoais, puxando os limites da coletividade à um novo patamar.
Tudo isso passa pela essência do montanhismo/escalada: buscar os desafios, sonhar, fazer acontecer. Mas para isso voltemos a palavra competência que diz claramente a necessidade de profundo conhecimento e ser um especialista, ou seja, experiência, como diz o velho ditado: "os anos ensinam, o que os dias desconhecem".
Nos dias atuais, com o advento da internet e da tecnologia, tudo ficou mais fácil, acesso as informações, tecnologia dos equipamentos, entre outros. Mas sem experiência e sem o "senso de montanha" teremos apenas coadjuvantes. Do que adianta ter roupas de ultima geração se não se tem preocupação com o treinamento fisico e mental.
Alguns dos mais competentes montanhistas/escaladores da história ousaram, mas o fizeram com responsabilidade sabendo das suas limitações em primeiro lugar e sabendo aonde teriam e poderiam chegar com seus sonhos. Lembrando de Messner e Gullich que buscaram aprimorar seus treinamentos para elevar os limites até então existentes. Lembrando daquela frase de um comercial de pneus: "Potência não é nada sem controle". Messner mesmo afirmou que o verdadeiro montanhista não morre na montanha.
Puxar limites passa pela competência pessoal, não é ficando horas atrás do cabeça quadrada do pc que você irá adquirir ela, no montanhismo/escalada será caminhando, escalando, ousando, passando por inumeras situações que vão levar a um novo nível de conhecimento, que estarão dando a sua "bagagem" para um novo mundo dentro do esporte.
Lembrando sempre, que é algo pessoal, não adianta praticar pelas motivos errados, é subjetivo dizer quem é o melhor, mas é objetivo quem ousou mais e realizou e elevou realmente os limites.
E esqueçamos as competições de cunho pessoal, escale e faça aconteçer por você e para você e não para uma platéia de críticos de plantão.
Ultimamente o mais importante é : "em quantas horas fez?" "que graduação era a via que se escalou?", algo extremamente subjetivo, se pensarmos o que foi feito realmente de novo, algo ou fato que colaborou com um novo paradigma.
Vamos pensar e refletir sobre o texto acima?? Melhor não, façamos acontecer!!!

Marcio Hoepers
Setembro/2009



Foto: Via "Curva do Rio" 9a, Apiúna - SC

(Marcio é membro da AJM e Presidente da FEMESC)

Um comentário: